quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Atenção: O Diário mudou de endereço

Atenção leitor que me acompanha desde 2012: o Diário de um Jornalista Nerd está de cara nova em outro endereço:



Em breve, este endereço do Blogspot será deletado. Todo o conteúdo já foi migrado para o Wordpress - que permite mais opções de layout e, visualmente, é muito superior - e está sendo adaptado.

Continuamos nos vendo por lá, né?

Abraços!

André Nunes

sábado, 24 de setembro de 2016

Justiça: Minissérie impecável do início ao fim

2016 está sendo um ano de gratas surpresas nas minisséries e produções noturnas do Plim Plim: começamos o ano com Ligações Perigosas, releitura do clássico francês do século 18, feita pela talentosa Manuela Dias - que assina agora o roteiro de Justiça, e passamos ainda pela ótima Liberdade, Liberdade, na faixa das 23h, contando a história da filha de Tiradentes.
Com o último episódio exibido nessa sexta (23), Justiça está na boca do público: quem não se emocionou com as quatro histórias de pessoas comuns do Recife, entrelaçadas em situações corriqueiras e problemas com a Lei?

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Teatro: Os Realistas e Milton Nascimento - Nada Será como Antes (O Musical)

Curitiba recebeu neste final de semana três grandes espetáculos, com produções e elenco conhecidos do público: Os Realistas, com três sessões, de sexta a domingo; Milton Nascimento - Nada Será Como Antes, musical com apresentação gratuita no sábado; e O Topo da Montanha, também no sábado a noite, com Lázaro Ramos e Tais Araújo.
Devido à coincidência de horários, acabei assistindo as duas primeiras peças e falarei um pouco sobre cada uma a seguir. Ambas - Os Realistas e Nada Será Como Antes - homenagearam o ator Domingo Montagner ao final de suas sessões. Impossível não lembrar e se emocionar com a trágica morte do Santo dos Anjos, de Velho Chico, há apenas alguns dias do ocorrido...

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Cinema: Aquarius, Pets, A Escolha de Sofia e Versos de um Crime

Combo de filmes nesse feriadão prolongado em Curitiba - cinco dias, graças à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira municipal - com duas estreias vistas no cinema e duas boas pedidas no Netflix. Vamos lá?

Aquarius, de Kleber Mendonça Filho
Segundo longa de Kleber Mendonça Filho (depois do excelente Som ao Redor), Aquarius chamou a atenção do mundo no Festival de Cannes, quando o elenco fez cartazes de protesto pelo golpe/impeachment em curso no Brasil. A reação do governo Temer veio com a classificação indicativa de 18 anos (depois reduzida para 16), que acarretaria menos salas de exibição. O burburinho, porém, já levou 100 mil pessoas aos cinemas na primeira semana de exibição.

domingo, 11 de setembro de 2016

Especial Séries: Narcos (2ª Temporada)

Em dezembro do ano passado, fiz um post sobre 7 séries imperdíveis da Netflix, abordando os seriados que havia acompanhado em 2015. Coloquei Narcos na segunda posição da lista, atrás apenas de House of Cards - pioneira da Netflix, premiada e que dispensa apresentações. 
Ação promocional com reprodução das capas de jornais e revistas da época: genial!

Naquele então, meu comentário sobre Narcos foi en passant, uma recomendação rápida para quem ainda não via a série. Agora, nada melhor do que a estreia da segunda temporada para fazer um post só para Narcos - que volta ainda mais eletrizante no roteiro e na direção, repleta de boas atuações e com lugar garantido entre as melhores temporadas de 2016.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Galeria: Ruínas do Velho Ahú/Cabral

Além de escrever sobre filmes e séries, com pitacos de literatura e política, gosto de fotografar. Estou longe de ser profissional, nunca fiz cursos específicos, apenas algumas disciplinas na faculdade e vou metendo a cara... Quem acompanha meus roteiros de viagens sabe que é 70% foto e 30% texto: nada descreve melhor um lugar que uma imagem bem feita.

Tenho algumas galerias para postar no Diário, e resolvi começar com a mais recente, feita na minha vizinhança em Curitiba.

domingo, 4 de setembro de 2016

Cinema: Star Trek - Sem Fronteiras

Da chamada "trindade sci-fi", sou fã de carteirinha apenas de Star Wars. Nunca vi Doctor Who (ainda pretendo) e comecei a me interessar tardiamente por Star Trek - apenas com a chegada do "guru" J.J. Abrams na direção e produção executiva da saga que está completando 50 anos. Quando os filmes clássicos chegarem à Netflix, assistirei hehe

Digo isso para deixar claro que não sou trekker, nem conhecedor de Jornada nas Estrelas em sua plenitude. Nessa crítica, falarei apenas de Sem Fronteiras e dos longas da "Timeline Kelvin", obviamente com alguns spoilers. Vamos lá?

domingo, 28 de agosto de 2016

Cinema: Ben-Hur (2016)

Quando um estúdio/cineasta vai (re)adaptar um clássico, já começa perdendo: não adianta falar que não é um remake, que a inspiração é a obra literária original, que a roupagem é outra e etc. A sombra do clássico sempre estará lá. 
Quando estamos falando do mega épico Ben-Hur - maior recordista de premiações no Oscar ao lado de Titanic e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei - eleve isso à décima primeira potência, para "ornar" com o número de Oscars recebidos pela obra-prima de 1959, dirigida por William Wyler e estrelada pelo titã Charlton Heston.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Eleições 2016 - Curitiba: Debate da Band

Antes tarde do que nunca: a correria foi tanta esta semana que só hoje estou conseguindo postar sobre o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Curitiba, realizado na noite de segunda (22) pela TV Band Curitiba.

Tradicionalmente a primeira a abrir os debates, a emissora merece aplausos pela iniciativa de convidar os nove candidatos: em tempos de disputas para que figuras como Luiza Erundina (PSOL/SP) e Marcelo Freixo (PSOL/RJ) sejam convidados aos debates, todo incentivo ao pluralismo de opiniões e candidaturas deve ser enaltecido.
Com quase três horas de duração, o debate foi dividido em quatro blocos, onde os pleiteantes ao cargo de mandatário de Curitiba puderam inquirir-se livremente sobre temas variados, restando um bloco para as considerações finais. Áreas como educação, saúde, segurança pública e a integração do transporte coletivo foram as mais lembradas.

sábado, 13 de agosto de 2016

Mesa redonda: Liberdade de Expressão


Falar de liberdade de expressão é falar de democracia. Pedra angular da ordem democrática, a liberdade de manifestação do pensamento é condição para o desenvolvimento cultural, político e social de um povo.

Tema pertinente aos tempos atuais, a liberdade de expressão foi abordada na mesa redonda que o Instituto Ciência e Fé de Curitiba promoveu neste sábado (13/8) no auditório da Escola de Enfermagem Catarina Labouré.

Participaram do debate o jurista e professor René Dotti, os jornalistas Maria Sandra Gonçalves, Mauri König e Marilena de Mello Braga. A coordenação foi do jornalista e professor Hélio de Freitas Puglielli, com o jornalista Nilson Monteiro também participando do debate.

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Circo da Democracia: Dilma defende plebiscito pela reforma política

A chuva curitibana não impediu que cerca de duas mil pessoas (os números da organização e da PM não foram divulgados até o fechamento deste texto) comparecessem ao Circo da Democracia na noite de segunda-feira (8), para ver e ouvir a presidente afastada Dilma Rousseff. Em um discurso acalorado, a mandatária defendeu a realização de um plebiscito por eleições diretas e pela reforma política, caso seu processo de impeachment não seja aprovado pelo Senado.

sábado, 6 de agosto de 2016

Mochilão de Férias - Pessoas, casos e histórias

Em Julho tirei férias - meu primeiro mês inteiro desde 2013, quando voltei do intercâmbio na França. Quem me acompanha pelo Facebook sabe que fiz um roteiro de mochilão bem bacana pelo interior do Brasil: 23 dias na estrada, começando em Brasília, passando por Belo Horizonte e pelas cidades históricas mineiras, até o Rio de Janeiro e Paraty

Percorri praticamente toda a Estrada Real, caminho que começava em Diamantina (MG) e ia até o litoral carioca, levando as riquezas extraídas pela Coroa no período colonial. 

Fim de tarde em São João Del-Rei (vista do terraço do hostel)

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Game of Thrones: 7 pistas que não reparamos na Primeira Temporada

Acompanho Game of Thrones desde a primeira temporada, em 2011. Lembro que estava no segundo ano da faculdade, ouvia o burburinho em torno da série da HBO e resolvi assistir. Em poucos dias, estava "em dia" com os episódios, pronto para ver a execução de Ned Stark - o primeiro episódio 9 com momentos decisivos - e os momentos finais da temporada.

Turismo em Curitiba: Centro histórico e Largo da Ordem

Comecei em dezembro uma nova sessão aqui no Diário, que acabou não sendo "alimentada" até agora (shame on me): é a Turismo em Curitiba, com dicas de passeios para quem vêm de fora passar um fim de semana/feriado, quem se radicou na cidade - como eu - e ainda não conhece tudo que a capital paranaense oferece, e os nativos, porque não, que muitas vezes exploram o mundo, mas desconhecem os atrativos do bairro ao lado.
 Calçadão do Largo da Ordem

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Especial Séries - Penny Dreadful

Penny Dreadful foi uma das mais gratas surpresas quando estreou, em maio de 2014. O nome faz referência às publicações baratas (de apenas um penny) sobre histórias de terror, populares no final do século 19 e início do 20. O enredo apresenta de forma hábil os principais personagens que surgiram na literatura, ganharam as telas vêm influenciando a cultura pop desde então: a família Murray (Drácula), Victor Frankenstein, Ethan Talbot (O Lobisomem), Dorian Gray Henry Jekyll (O Médico e o Monstro).

domingo, 19 de junho de 2016

Cinema: Mais Forte que o Mundo

Filmes sobre lutas épicas, com histórias de superação de lutadores, já podem ser considerados um gênero dentro da sétima arte. Como todo gênero que se preze, tem seus clássicos, como o primeiro Rocky e Touro Indomável. Felizmente, as boas produções não são exclusivas de Hollywood: com roteiro competente e direção na medida, Mais Forte que o Mundo - A História de José Aldo consolida Afonso Poyart como um dos mais promissores cineastas brasileiros da nova geração.

sábado, 11 de junho de 2016

Cinema: Invocação do Mal 2

De forma simplista, podemos dividir o gênero Terror entre filmes "sutis", que assustam pelos conceitos e ambientes apresentados em cena (que não necessariamente dão sustos no espectador), e filmes "explícitos", o famoso terror de "pular da cadeira", cujo misto de sensações despertadas talvez seja a razão da fixação de tantos jovens pelo gênero.

Depois do brilhante A Bruxa, que se enquadra no primeiro tipo, eis que chega à telona Invocação do Mal 2, um belo representante do segundo tipo que, entretanto, não deixa de evocar elementos do terror sutil e psicológico. Já podemos dizer que 2016 será um ano marcante para o gênero...

domingo, 5 de junho de 2016

Especial Séries - Season Finale 2015-2016

Depois de comentar sobre as temporadas das séries de heróis que encerraram em maio, bora falar um pouco sobre as demais séries de ação, drama e comédia que acompanho.

Quem leu meu primeiro post sobre séries, ainda no hiato da Midseason, percebeu que Mom ficou de fora dessa vez. Com tanta produção boa para ver, confesso que abandonei a segunda temporada pela metade. De série meia boca já basta as que a gente acompanha há 9 temporadas (alô, TBBT) haha

Alerta de spoilers

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Especial Séries - Heróis: Fim das temporadas

Quem acompanha o calendário da TV americana sabe que maio é o mês de se despedir das temporadas, tanto das (longas) com 20 ou mais episódios, quanto das compactas de 10 ou 13 capítulos - ideais de se acompanhar.

Nesse post, vou abordar apenas as séries de herois que acompanho (que não são poucas, dado o sucesso do gênero na TV): Arrow, The Flash e Agents of SHIELD. Também vou dar uma pincelada nas segundas temporadas de Agent Carter (infelizmente cancelada) e Demolidor, sucesso da Netflix.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Livro do mês: Bussunda, A Vida do Casseta, de Guilherme Fiuza

Bussunda, A Vida do Casseta, escrito por Guilherme Fiuza e lançado em 2010 - quatro anos após a repentina morte do humorista em plena Copa do Mundo da Alemanha - é mais do que uma biografia pessoal. É a história das quase duas décadas (1980 a 2000) em que o grupo Casseta & Planeta ganhou o país e revolucionou o humor televisivo feito até então.

sábado, 30 de abril de 2016

Cinema: Capitão América - Guerra Civil

Não é tarefa fácil roteirizar e dirigir um grande número de superheróis em cena. Mais difícil ainda é introduzir novos personagens ao mesmo tempo em que se cria um conflito entre os veteranos, dando sequência a uma série de tramas de um universo que vem sido construído ao longo da última década no cinema e, mais recentemente, na TV aberta e na Netflix. Quando essa tarefa dá certo, temos um filme do porte de Capitão América - Guerra Civil, que dá uma aula aos seus pares de gênero e desde já pode ser cravado como o filme de heróis do ano.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Liberdade, Liberdade: Sopro de dramaturgia histórica na faixa das 23h


Desde que foi retomada pela Globo em 2011, a faixa das novelas das 23h já nos trouxe quatro remakes - O Astro, Gabriela, Saramandaia e O Rebu - uma novela inédita - Verdades Secretas - e agora exibe Liberdade, Liberdade, um misto de novela e minissérie histórica nos moldes do que o Plim Plim fazia até meados dos anos 2000, quando parou de produzi-las devido ao alto custo e baixo retorno da audiência.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Livro do mês: Maria, de Rodrigo Alvarez

Não é de hoje que jornalistas se aventuram na literatura histórica e fazem sucesso. Entre os maiores trunfos da profissão, acredito que a objetividade e a forma palatável de se apresentar os fatos ao leitor (mesmo que decorrido muito tempo de seu acontecimento) fazem das obras de jornalismo histórico best-sellers no Brasil. Depois de Laurentino Gomes e Leandro Narloch, quem vem se sucedendo muito bem é Rodrigo Alvarez, correspondente da Globo em Jerusalém e Oriente Médio. 

domingo, 10 de abril de 2016

Cinema: Para Minha Amada Morta

Não espere fórmulas prontas ou clichês em Para Minha Amada Morta, do diretor Aly Muritiba. Em tempos de comédias brasileiras que arrastam milhões aos cinemas, ou do já desgastado gênero policial que mescla violência-favela-dramas sociais, o longa de estreia do baiano radicado em Curitiba - conhecido e premiado por curtas como A Fábrica e O Pátio - se destaca justamente pelas sutilezas e sugestões do roteiro, também assinado por Muritiba.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Festival de Curitiba: Segunda semana (final)

E chega ao fim mais um Festival de Curitiba. Arrisco dizer que, dado o contexto atual, foi a melhor edição que se poderia ter - o que não é pouco, pelo contrário. O público de 180 mil pessoas se envolveu com o teatro de forma mais intensa, e até íntima.
Portátil - Crédito: Jorge Mariano

domingo, 27 de março de 2016

Festival de Curitiba: Primeira semana

Esta semana começou a 25ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, o maior do gênero no país. Minha história com o Festival começou em 2011, quando cobri pela primeira vez algumas peças da Mostra e do Fringe para o Jornal Comunicação da UFPR - estava no segundo ano da faculdade. Nos três anos seguintes, acompanhei o Festival como repórter de Cultura do Metro Curitiba - com direito a entrevistas com a organização, coletivas e festas de abertura.

terça-feira, 15 de março de 2016

Cinema: A Bruxa

Pode ser cedo para cravar, já que estamos em março, mas dificilmente outro filme vai superar A Bruxa este ano. É o terror de 2016, senão dos últimos tempos. O que o torna tão especial? Elementos que funcionam em clássicos como O Iluminado, O Exorcista e O Bebê de Rosemary, como sugerir ao invés de dar sustos gratuitos, e criar um clima de suspense eficiente em todos os elementos em cena.

domingo, 13 de março de 2016

Novela das 21h: Balanço e expectativa

A Regra do Jogo chegou ao fim nesta sexta (11), depois de 167 capítulos que inovaram ao trazer títulos diários, aos moldes dos seriados, e com uma direção dinâmica e impecável de Amora Mautner, aliada mais uma vez ao texto de João Emanuel Carneiro - dupla responsável por Avenida Brasil.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Especial Séries: House of Cards (4ª temporada)

Netflix, não acabe conosco! O que foi esta quarta temporada de House of Cards? Não sou muito adepto de maratonas de séries, primeiro porque enjoo depois do segundo episódio visto em sequência - independente da série - segundo, porque não tenho tanto tempo livre para empenhar em séries de 10 ou 20 episódios de uma só vez. Mas deixei tudo isso de lado ao voltar a acompanhar a saga de Frank e Claire Underwood e devorei os 13 episódios em menos de uma semana. Sei de amigos que o fizeram num final de semana e já estão em crise de abstinência, contando os dias até 2017!

quinta-feira, 3 de março de 2016

Livro do mês: Unidos do Outro Mundo - Boni

Mais uma seção estreando no Diário, dessa vez para abordar os livros que estou lendo. Como não consigo atualizar o blog na periodicidade que deveria, Livro do mês é o título ideal: pelo menos mensalmente, farei uma resenha breve de um título lido recentemente. 
Para começar, uma obra que acabei hoje, presente de aniversário - completei 25 anos no último dia 25. Unidos do Outro Mundo - Dialogando com os Mortos, do Boni (Ed. Sextante, 288 páginas), lançado em dezembro do ano passado.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Oscar 2016: Resenhas e Palpites

Fevereiro está terminando e isso significa a chegada da mais aclamada premiação do cinema mundial: o Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Polêmico este ano, devido à falta de representatividade de negros, mulheres, latinos e outros grupos entre os principais indicados, não faltam palpites entre os cinéfilos sobre quem serão os premiados - e sobre o futuro da Academia e o que significa ganhar um Oscar no século 21.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Cinema: Reza a Lenda

Em tempos de sequências de comédias e comédias românticas tomando conta do panorama cinematográfico brasileiro, chega a espantar uma estreia como Reza a Lenda, que se propõe a ser um "Mad Max do sertão", um verdadeiro faroeste caboclo. Se no plano estético e visual a proposta é feliz, o mesmo não dá pra dizer do roteiro, assinado pelo estreante Homero Olivetto, que também dirige e é um dos produtores do longa.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Cinema: Noticiabilidade e Valores Notícia em dois clássicos do Jornalismo

*Texto mais recente, de abril de 2014, produzido para a disciplina de Ética e Legislação no Jornalismo no curso de graduação na UFPR.

Ainda na onda do excelente Spotlight: Segredos Revelados, que está na disputa pelo Oscar 2016.



Critérios de Noticiabilidade e Valores Notícia: Discussão com base nos filmes A Montanha dos Sete Abutres e Todos os Homens do Presidente

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Cinema: Guia Rápido dos 8 Filmes de Tarantino

Aproveitando a onda que Quentin Tarantino sempre provoca quando lança um filme - nunca à toa, já que o diretor é um dos melhores em seu trabalho autoral na atualidade -, fiz um guia rápido sobre os 8 filmes do cineasta até agora. Se serão mesmo apenas 10 longas em sua carreira, os próximos anos nos dirão! Vamos lá?

sábado, 9 de janeiro de 2016

Cinema: Spotlight - Segredos Revelados

Spotlight - Segredos Revelados é um filme inquietante, um libelo cinematográfico ao jornalismo investigativo. Ambientada entre 2001 e 2002 e baseada em fatos, a trama dirigida e escrita por Tom McCarthy (O Visitante) apresenta o trabalho da divisão Spotlight, que trabalha com pautas investigativas no jornal The Boston Globe, especificamente na longa e espinhosa apuração que levou à descoberta de uma rede de casos de abuso sexual de menores abafados pela Igreja Católica.