Fevereiro está terminando e isso significa a chegada da mais aclamada premiação do cinema mundial: o Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Polêmico este ano, devido à falta de representatividade de negros, mulheres, latinos e outros grupos entre os principais indicados, não faltam palpites entre os cinéfilos sobre quem serão os premiados - e sobre o futuro da Academia e o que significa ganhar um Oscar no século 21.
Apenas os melhores são indicados e premiados? Ou os que fazem uma campanha melhor? Entre uma estética inovadora e o conservadorismo testado que funciona, o que deve ser valorizado com um Oscar? A Academia continua olhando pra trás ao invés de incentivar o cinema a buscar novas plataformas, narrativas e formas de se contar histórias na telona?
Enfim, muita discussão pode ser gerada a partir destes temas! Para contribuir, faço a seguir uma breve resenha acompanhada do palpite dos principais indicados ao Oscar 2016 que já assisti. Os demais, fica para uma próxima...
Melhor Filme
A Grande Aposta
Filme bem bacana, apresenta de forma leve e descontraída os meandros do mercado financeiro de Wall Street para quem não está familiarizado com a bolsa (90% do público). Mesmo assim, a sensação que fica é que apreciaria mais o filme se entendesse mais o assunto retratado. Em todo caso, o longa de Adam McKay traz atuações marcantes de Steve Carell e Christian Bale, com uma ponta afetiva de Brad Pitt e um Ryan Gosling canastrão. Prepare seu "economês" e vá ao cinema conferir!
Spotlight - Segredos Revelados
Leia a crítica aqui. Baita filme, clássico imediato do jornalismo investigativo, com toda a cara de Oscar. Veremos se convenceu a Academia...
Ponte dos Espiões
Leia a crítica aqui. Filmão do Tio Spielberg, mas acho que não vai passar das indicações - que já são válidas, especialmente Mark Rylance como Ator Coadjuvante.
Mad Max - Estrada da Fúria
Talvez a melhor e maior surpresa do ano, Mad Max concorre a nove indicações. Se a Academia fosse mais arrojada - o que está longe de ser - o páreo para Melhor Filme seria bem disputado com O Regresso e Spotlight. Na minha humilde opinião, George Miller merece mais do que nenhum outro levar Melhor Diretor. Mas infelizmente, tudo indica que não vai dar pra Max, Furiosa e cia. Em todo caso, vamos testemunhar!
Perdido em Marte
É bom ver Ridley Scott acertando de novo em produções no espaço. Depois do fiasco de Prometheus, seu Perdido em Marte acerta a mão tanto com o protagonista (Matt Damon, concorrendo ao Oscar e sendo resgatado pela milésima vez), quanto com o tom do roteiro e da edição. Está em páreo acirrado com Star Wars e Mad Max nas categorias técnicas! Já na disputa por Melhor Filme, a indicação já é uma vitória e tanto.
O Regresso
Impecável tecnicamente, com um inspirado Tom Hardy como antagonista e Leonardo DiCaprio em mais uma atuação visceral farejando o Oscar pela quarta vez (vai que é tua!), O Regresso peca pelos excessos de Alejandro G. Iñarritu e por algumas escorregadas do roteiro. O primeiro ato, após o propagado ataque do urso (fenomenal), é de uma lentidão quase sonolenta. As poucas falas do protagonista, aliado aos grunhidos e sofrimento sem fim em 156 minutos, também cansam depois de um tempo. Enfim, não é um filme para 12 indicações...
Brooklyn
Belo drama de época, com Saoirse Ronan na disputa pela estatueta. Onipresente este ano (Star Wars, O Regresso), Donham Gleeson interpreta o irlandês que faz a jovem Eillis ficar em dúvida entre continuar na Irlanda, ou voltar para os EUA, onde deixou o marido italiano Tony (Emory Cohen). Com uma direção acertada e atuações na medida - destaque ainda para os sempre bem-vindos Jim Broadbent e Julie Walters, conhecidos do grande público por suas atuações na saga Harry Potter - Brooklyn é, ao lado de Ponte dos Espiões, o longa que já se dá por vencedor por ter sido indicado.
O Quarto de Jack
Brie Larson é a favorita para o Oscar de Melhor Atriz, e não é para menos: O Quarto de Jack não seria o que é sem a atuação impactante e emocionante da jovem mãe que é trancafiada por um psicopata por sete anos num galpão, tendo de adaptar seu universo para criar o pequeno Jack (Jacob Tremley, formidável) dentro da normalidade possível entre quatro paredes. Palmas para a direção de Lenny Abrahamson, que posiciona as câmeras para tornar grandioso, e depois enclausurante, o quarto/prisão, numa bela analogia ao universo de Jack que se expandiu.
Indicados em outras categorias:
Creed - Nascido para Lutar
Stallone merece o Oscar de Ator Coadjuvante tanto pela trajetória cinematográfica, quanto pela emocionante atuação em Creed, o spinoff/continuação da saga de sucesso de Rocky Balboa. Se comparado a outros ícones vividos por Sly, como Rambo e Cobra, Rocky é de longe o mais querido pelo público. Vê-lo na terceira idade, se tornando mestre como o fora Mickey em Rocky, Um Lutador (1976) e (alerta de spoiler) enfrentando uma grave doença é no ainda mais tocante e impressionante, já que depois de seis filmes o ator poderia muito bem "ligar o piloto automático". O Globo de Ouro já veio, que venha a o Oscar pro Tio Sly!
Os 8 Odiados
Leia a resenha aqui, no post sobre os 8 filmes de Tarantino. PS: Oscar de Atriz Coadjuvante não pode deixar de ir para Jennifer Jason Leight. Justiça há de ser feita!
Star Wars - O Despertar da Força
Leia a crítica aqui. Concorrendo em cinco categorias técnicas - Efeitos Visuais, Montagem, Trilha Sonora, Edição e Mixagem de Som - O Despertar da Força deve ser laureado em alguma delas, para brindar o sucesso de público e crítica que arrebatou o mundo em dezembro/janeiro. Que a Força esteja com a Academia!
Animação da Pixar que roubou a cena em 2015, Divertida Mente merece o Oscar sem qualquer dúvida. Uma pena que a elogiada animação brasileira O Menino e o Mundo (que ainda não vi) esteja concorrendo com ele...
Dramas biográficos (a conferir)
Ainda não tive tempo de assistir os quatro dramas biográficos que também concorrem ao Oscar 2016: Trumbo (Melhor Ator com Bryan "Mr. White" Cranston), Steve Jobs (com Michael Fassbender e Kate Winslet), A Garota Dinamarquesa (com Eddie Redmayne, atual premiado em Melhor Ator) e Carol (Cate Blanchett).
Destes, os mais bem avaliados pela crítica são Steve Jobs e Trumbo, este último em boa parte pela atuação do mestre Cranston. Em todo caso, são válidas as indicações, com fortes chances de Winslet levar a estatueta - além do Globo de Ouro pelo papel.
Palpites
Filme | O Regresso |
Ator | Leonardo DiCaprio - O Regresso |
Atriz | Brie Larson - O Quarto de Jack |
Ator coadjuvante | Sylvester Stallone - Creed |
Atriz coadjuvante | Kate Winslet - Steve Jobs |
Diretor | Alejandro G. Iñárritu - O Regresso |
Roteiro original | Spotlight - Segredos Revelados |
Roteiro adaptado | A Grande Aposta |
Filme em lingua estrangeira | Cinco Graças |
Longa Animado | Divertida Mente |
Canção Original | Writing's On The Wall - Spectre |
Efeito visual | Mad Max: Estrada da Fúria |
Maquiagem | O Regresso |
Fotografia | O Regresso |
Figurino | Mad Max: Estrada da Fúria |
Montagem | Star Wars - O Despertar da Força |
E você, gostou dos indicados? Qual seus palpites? Deixe seu comentário!
Eu acho que é a química muito óbvia entre o personagem principal, eu gosto disso, eu cresci com eles, tem um dos melhores discursos que eu vi, muito reconhecimento de tudo uma história de sucesso, ganhou, fala-aperfeiçoamento, o conhecimento de nós, os sonhos que podemos alcançar, acho que em Creed Nascido para lutar o drama é bem dosado com uma história de amor que experiente muito bem ver o Sr. Stallone é a alma da sequela é uma jóia, eu estava à beira das lágrimas de tanta nostalgia.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário, Maria! Realmente, Creed foi um dos melhores filmes do ano passado hehe
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