sábado, 31 de outubro de 2015

Do fundo da gaveta: Entrevista com Narciso Pires

A Do fundo da gaveta de hoje resgata mais um texto produzido há quatro anos, desta vez a oito mãos, em parceria com os colegas jornalistas Felipe Ribeiro, Guilherme Mattar e Leonardo Müller. Uma entrevista com o paranaense Narciso Pires, coordenador do projeto "Resistir É Preciso" do grupo Tortura Nunca Mais.

Segue a íntegra da entrevista em ping pong, escrita originalmente em 14 de junho de 2011, e mais uma vez revisada pelo mestre José Carlos Fernandes. Para você que não leu o primeiro post da seção, clique aqui.

Vale lembrar que a entrevista foi realizada antes dos desdobramentos e do relatório final da Comissão Nacional da Verdade.

domingo, 25 de outubro de 2015

Cinema: A Colina Escarlate e A Travessia

Comecei a escrever sobre Cinema na semana passada, com a crítica de Vai Que Cola, o Filme. Como não é sempre que conseguimos assistir aos filmes na semana de estreia, acho justo fazer uma diferenciação entre críticas e resenhas

Enquanto o primeiro tipo propõe uma análise mais aprofundada sobre o fazer cinematográfico, exercitando os conceitos de crítica sobre a sétima arte, o segundo tipo (resenha) se limita a fazer um resumo comentado da obra, em linhas gerais.

Como só consegui assistir A Colina Escarlate e A Travessia neste final de semana, me limitarei a fazer uma resenha de cada filme, a seguir...

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Do fundo da gaveta: Luis, o Salvador da Pátria

Mais uma seção estreando no Diário, dessa vez voltada aos textos que escrevemos e nunca publicamos, seja por falta de vontade, falta de local apropriado ou mesmo como exercício de escola ou faculdade. 

É o Do fundo da gaveta, que começa com um perfil feito há quatro anos, quando cursava a disciplina de Redação Jornalística II com o professor José Carlos Fernandes, o Zeca - jornalista que dispensa apresentações... A proposta era fazer um breve perfil de uma personalidade interessante, aos moldes do que o mestre faz em sua coluna semanal às sexta-feiras, na Gazeta do Povo

O retratado é um dos professores mais incríveis que já tive, quando cursei o cursinho pré-vestibular do Positivo. Segue o texto, escrito originalmente em 5 de maio de 2011:

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Cinema: Vai Que Cola, O Filme

Bora começar a escrever sobre cinema no Diário de um Jornalista Nerd? Bora!


Dirigido por César Rodrigues (Uma Professora Muito Maluquinha e A Dona da História), com roteiro e produção de Luiz Noronha (2 Filhos de Francisco e A Mulher Invisível), Vai Que Cola leva para a telona a trama conhecida pelo público que acompanha a série do Multishow desde 2013. Os pontos altos e baixos da comédia, não por acaso, estão justamente relacionados a esta característica. 

domingo, 4 de outubro de 2015

5 razões para assistir Os Maias, obra-prima da TV brasileira

Quando Os Maias foi ao ar, em 2001, tinha apenas dez anos e pouco ou quase nada me lembro da minissérie. Ao contrário das produções que a sucederam, como O Quinto dos Infernos, A Casa das Sete Mulheres e Um Só Coração... Mesmo assim, sempre ouvi falarem bem dessa adaptação televisiva do clássico de Eça de Queiroz, tida por muitos como sua obra-prima.
No mês passado, ganhei de presente o DVD de Os Maias e mergulhei de cabeça nesse universo trágico, romântico e intenso recriado com maestria pela autora Maria Adelaide Amaral - de longe, uma das melhores em atividade na Globo - e pelo diretor Luiz Fernando Carvalho - já falamos dele no post sobre O Rei do Gado - que dispensa apresentações.