Continuando o tour por Portugal, vamos agora para duas cidades imperdíveis: Coimbra e Porto. Para conhecer com sossego, reserve pelo menos dois dias para cada uma.
No caso de Porto, dá para ficar uns cinco dias, já que a cidade é ponto estratégico no norte do país para fazer passeios diários. Não deu tempo, mas recomendo para quem for dar uma passada em Guimarães, terra do primeiro rei português, Bragança, Braga e Santiago de Compostela, na Espanha.
Coimbra
Histórica cidade universitária, Coimbra até hoje atrai milhares de estudantes de todo o mundo. Sua universidade, uma das pioneiras da Europa, é o ponto turístico principal, assim como a Sé Velha - e a nova - os prédios, igrejas e praças centenários, e o belo parque às margens do rio Mondego.Cheguei em Coimbra de comboio (ônibus), uma das formas mais baratas de se viajar. O trajeto não passa de duas horas, vindo de Lisboa. De Coimbra, tomei um trem até Porto, também com a passagem bem acessível.
A Sé Velha e sua "figueira centenária"
Na universidade, vale a pena conhecer a Biblioteca Joanina (que infelizmente estava fechada nas minhas duas tentativas de visita) e o Museu Acadêmico de Coimbra, com objetos, livros e móveis que contam a história de séculos da universidade.
Pátio da Universidade, e o rei português da época (a cara do inglês Henrique VIII)
Uma curiosidade é que os alunos usam capas pretas, que foram a inspiração para as capas de Hogwarts da série Harry Potter (lembrando que a autora, J.K.Rowling viveu alguns anos em Portugal).
Prédio de Comunicação e Jornalismo da Universidade de Coimbra
Do sertanejo brasileiro ao rock clássico, toca-se de tudo um pouco nas baladas coimbrenses. O destaque vai para as bebidas, muito baratas: até meia noite, um copo de cerveja e um shot de tequila (ou qualquer shot) custam um euro. Um euro! Em alguns lugares, tem shots por 50 centavos de euro! Ô terrinha boa! hahaha
Para saber tudo sobre intercâmbio para Portugal, e dicas de viagem por lá, acesse o blog da Stephanie: De volta à Madeira.
Porto
Acabei passando um dia e meio em Porto, o que foi uma pena. Deu para conhecer boa parte da cidade, mas tudo meio corrido. Numa cidade como essa, vale a pena ficar mais tempo, sem dúvidas...
Os destaques vão para a Avenida dos Aliados (acima), bastante larga, movimentada e imponente, com seus prédios e monumentos, a Sé do Porto e, a praça do Infante Dom Henrique, com o belo Palácio da Bolsa e a Igreja de São Francisco no centro histórico.
Por fim, mas não menos importante, a região da Ribeira do rio Douro, ou o cais do Porto, é umas vistas mais incríveis da cidade, com a ponte de D. Luis e um teleférico para ajudar os turistas com as ladeiras.
Dica de hospedagem: Wine Hostel (abaixo), em referência ao vinho do Porto, patrimônio da cidade e de Portugal. Um dos melhores hosteis que fiquei na Europa, com estrutura de hotel, banheiro no quarto, café da manhã e até degustação de vinho! Na área comum, tinha video-game e várias comodidades. Dá uma olhada no Facebook deles...
É isso, galera! Uma semana é pouco para Portugal, mas é o mínimo que essa terrinha tão sensacional e tão familiar para nós, brasileiros, merece para ser visitada, pelo menos em suas maiores cidades. Até a próxima, com dicas para três dias em Madri...
Nenhum comentário:
Postar um comentário