sábado, 26 de outubro de 2013

On the Road: Madri

Madri, capital espanhola. Bem diferente de Barcelona, a cidade pode muito bem ser conhecida de dois a três dias, afinal não são muitos os pontos turísticos principais. Vamos aos principais deles, que visitei durante dois dias no início de janeiro de 2013.
 

Puerta del Sol e Plaza Mayor



Coração do centro histórico madrilenho, dois pontos imperdíveis, com toda a arquitetura típica da Espanha em casarões, palácios e praças. Vale tirar umas horas de caminhada.

Gran Vía



Uma das principais avenidas de Madri, tem dezenas de comércios, restaurantes e congêneres. Também algumas das estações do metrô (um dos meios de transporte mais eficientes e úteis para turistas).

Plaza España


Ponto imperdível, com o monumento a Cervantes e seus personagens inesquecíveis da literatura mundial: Don Quixote e Sancho Pança.

Palacio Real e Catedral da Almoneda



  
Pros amantes de história, mais um local imperdível. Entrada por volta de 10 euros, com visita por vários espaços do Palacio Real, incluindo os arsenais de guerra, de roupas medievais e até uma réplica de uma farmácia daquela época (tudo proibido fotografar). Fora o luxo do mobiliário, decoração e etc que permanece.



Logo em frente ao palácio está a Catedral da Almoneda, com tudo aquilo que as grandes catedrais europeias tem de melhor,incluindo um mirante em seu topo com uma bela vista de Madri.


Biblioteca Nacional e Plaza Colón


Indo para a Plaza Colón, mais uma praça bacana, dá pra dar uma passada na Biblioteca Nacional, uma bela edificação que também abriga exposições.

Parque do Retiro


Criado no século 17, o Parque do Retiro (ou Jardins do Bom Retiro) é outra parada imperdível tanto para curtir a tranquilidade da área verde, com lagos e clareiras, quanto pela bela arquitetura das construções locais. Só cuidado com os ciganos, que vão tentar ler sua sorte e prever seu futuro por nada menos que 20 euros! Não caiam nessa! hahaha

Monumento a Afonso XII

Museo del Prado (Velázquez)



Mesmo se você não for fã de museus (e muita gente realmente não é, ou passa a deixar de ser depois de conhecer TANTOS museus na Europa), o Museo Nacional del Prado vale a pena ser visitado, nem que seja por uma hora, apenas para conferir o principal.

É lá que estão pinturas clássicas como o quadro As Meninas, de Diego Velázquez, e coleções dos não menos importantes El Greco, Goya entre outros gênios.

Museo Reina Sofia (Guernica, de Picasso)




Confesso que não gostei muito do Reina Sofia. Mas é gosto pessoal, prefiro as artes clássicas/antigas do que as modernas e contemporâneas, principalmente das novas correntes cada vez mais abstratas. Mas porque vale a visita? Pablo Picasso. Guernica. Quer mais?

Plaza de Toros



Por fim, mas não menos importante, não dá para passar pela capital da Espanha e não visitar - ainda que por fora - a Plaza de Toros. Sou contra touradas de qualquer tipo, mas temos que admitir a questão cultural de séculos que está por trás da tradição.

Otras cositas, hostel e passagens

Não, não fui no Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid. Assim como não fui no Camp Nou, em Barcelona. Por duas razões: falta de tempo/dinheiro e vontade mesmo. Com tanta coisa histórica/cultural/natural/urbana/etc para ver em dois dias, preferi dar prioridade para isso em detrimento do futebol. Questão de escolha. Mas com certeza vale uma visita para os aficionados do esporte bretão!

Hostel: fiquei hospedado em um muito bom, bem localizado, de fácil acesso, que dava para fazer bastante coisa a pé (o que é ótimo, já que Madri é dessas capitais). É o Hostel Era (encontrado pelo Hostel World), com diárias a 10 euros que incluem café da manhã. Quarto para umas 8-10 pessoas, com banheiros coletivos no corredor, e armários chaveados.

Passagens: Cheguei em Madri vindo de Porto (Ryanair, passagem em promoção de 8 FUCKING EUROS), e de lá fui para Roma (também Ryanair, mas dessa vez sem promoção, por 40 e poucos euros). Vale a velha dica: comprando antes, pelo menos com um mês de antecedência, dá pra achar preços bem acessíveis.

Isso foi Madri, pessoal. Volto em breve com os destinos do Natal 2012 e Reveillon 2012-13: Glasgow/Edimburgo, Dublin e Londres. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário