quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Explorando a França: Chambéry

Capital da Savoie - região na fronteira entre França e Itália, com bastante influência dos dois países - Chambéry é mais uma bela cidade próxima de Grenoble que pode ser conhecida em apenas um dia.

Especial Intercâmbio - Metro Curitiba

Fui entrevistado ontem à noite (27) para uma matéria do Jornal Metro Curitiba, sobre Intercâmbio. Bem bacana a iniciativa, dentro do caderno especial de Educação, publicado sazonalmente pelo jornal.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Université Stendhal - Aulas e avaliações

Dando uma pausa nos roteiros de viagens - sim, eu também estou estudando por aqui! - vamos a alguns comentários sobre o semestre na Université Stendhal, as aulas e avaliações.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

On the road: Genebra

"Genebra é, ao lado de Nova York, o centro mais importante da diplomacia e da cooperação internacional, em razão da presença de inúmeras organizações internacionais (Nações UnidasCruz Vermelha e UNESCO), fazendo com que tenha a alcunha de "Cidade da Paz". Wikipedia

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Explorando a França: Lyon

Nessa postagem decidi fazer algo de diferente...Ao invés de indicar o tour por Lyon dia-a-dia, como fiz em Paris, vou listar os principais pontos turísticos que interessam ao visitante da capital do Rhône-Alpes, segunda maior cidade francesa. Bora lá?

domingo, 18 de novembro de 2012

Versailles

Em 1682, quando a vida na corte de Paris estava atribulada demais para o Rei-Sol, ele se mudou para Versailles. Símbolo máximo do absolutismo francês, consagrado como centro de poder do Antigo Regime na França, o Palácio de Versalhes abre suas portas ao público como museu desde 1873. Se você é fã da história de Louis XIV, Maria Antonieta e de tudo o que a França representava no século das luzes, essa visita é imperdível!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Paris - Dias 3 e 4

Tudo que é bom acaba. Infelizmente. Mas se tudo der certo, ainda vou passar mais uns dias em Paris, antes de voltar pro Brasil! Enquanto isso, vamos terminar os roteiros para mais dois dias na capital francesa: Louvre e arredores, com subida no Arco do Triunfo de manhã e na Torre Eiffel à noite, e Cemitério Père Lachaise + Montmartre. Partiu!


DIA 3
Arco do Triunfo (mirante)

Proclamação da República

‎15 de novembro de 2012: 123 anos da jovem República Federativa do Brasil.




É complicado definir o sentimento patriótico brasileiro, mas realmente a distância da pátria mãe gentil faz um bem enorme em quem cultiva o amor pelo Brasil. 

Saudades da nossa gente

Saudades do nosso clima

Saudades da nossa comida


Saudades de falar saudade, e todos entenderem o que essa palavra portuguesa significa. 

Viva nossa República! Viva o Brasil! =D

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Paris - Dia 2

Nunca andei tanto na minha vida quanto no meu segundo dia em Paris. Sério. Em compensação, vivi um dos dias mais inesquecíveis até agora. Do Arco do Triunfo aos Invalides. Da Torre Eiffel ao Musée D'Orsay. Do Pantheon à Saint Sulpice. Você confere tudo isso e muito mais agora no Diário!

Arco do Triunfo (Champs Elysée)


Comecei o dia pelo Arco. Mas não subi, pois não tinha tempo. Felizmente, deu para encaixar a subida no Arco na manhã seguinte, e não me arrependi: é um dos pontos mais lindos para se admirar Paris, nos 360 graus da Cidade Luz!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Paris - Dia 1

Dando sequência às dicas de Paris, vamos ao primeiro tour pela Cidade Luz, baseado no Guia de Viagens da Folha - França. Estou falando do bairro Marais, da Place de La Bastille, do Centre Pompidou, da Ile de la Cité - com a monumental Catedral Notre Dame e a Sainte Chapelle - e do Quartier Latin, com sua renomada Université Sorbonne. Vamos lá? =D

La Bastille

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Paris - Dicas Práticas

Um dos maiores feriados franceses é o Toussaint - Dia de Todos os Santos - que neste ano foi de 27 de outubro (sábado) até 4 de novembro (domingo). Praticamente uma "semana do saco cheio" brasileira, o Toussaint é a melhor oportunidade para viajar durante o semestre, tanto que é chamado de vacances (férias). 

Place de La Bastille

Comigo não foi diferente e, apesar de ter definido meu destino em cima da hora, consegui conhecer bem as duas maiores cidades da França em 8 dias: cinco para Paris, três para Lyon (detalhes nos próximos posts).