quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Galeria: Ruínas do Velho Ahú/Cabral

Além de escrever sobre filmes e séries, com pitacos de literatura e política, gosto de fotografar. Estou longe de ser profissional, nunca fiz cursos específicos, apenas algumas disciplinas na faculdade e vou metendo a cara... Quem acompanha meus roteiros de viagens sabe que é 70% foto e 30% texto: nada descreve melhor um lugar que uma imagem bem feita.

Tenho algumas galerias para postar no Diário, e resolvi começar com a mais recente, feita na minha vizinhança em Curitiba.



Na quadra que engloba a Rua dos Passionistas (pacata, sem saída, onde muitos vizinhos estacionam os carros durante o dia, inclusive eu) a Rua Dr. Manoel Pedro - já no trecho em que se torna Av. Anita Garibaldi, na junção entre os bairros Cabral e Ahú, uma "vizinhança fantasma" chama atenção.
Até alguns meses atrás, cerca de 15 casas estavam abandonadas, com mato alto, causando apreensão nos vizinhos, devido ao perigo da dengue e zika, especialmente no verão. Eis que o Poder Judiciário, proprietário dos terrenos que - um dia - se tornarão o aguardado TRF6 (Tribunal Regional Federal da 6a Região) resolveu demolir a maior parte das casas.
O velho Cabral/Ahú que resiste à verticalização
O resultado é eficaz em relação às doenças, mas o cenário - à espera de uma construção que dificilmente virá a médio prazo - não é nada convidativo. E faz uma triste rima com o próprio bairro, em processo acelerado de verticalização, com cada vez menos chácaras e casas de fachadas históricas - mezzo alvenaria mezzo madeira - no que antes era uma constante da vizinhança. 
Antigo ponto comercial, à espera do mesmo destino das casas ao redor
Isso sem falar do desagradável Presídio do Ahú, presença "ilustre" das redondezas, outro prédio histórico sem função, nem destino, desde sua desativação, em 2006. Para mais informações sobre a história do Cabral (em resumo), achei um link bacana... 




O notório Presídio do Ahú, desativado desde 2006






Nenhum comentário:

Postar um comentário