Uma das rivieras mais lindas e badaladas do mundo, a Côte D'Azur é outra maravilha francesa que merece ser visitada. Especialmente no verão, se possível. Se não, faça como eu: reserve um final de semana e vá antes que o inverno chegue! Se bem que frio no litoral são outros 500...Ô coisa boa! =D
Quatro dias é o suficiente para conhecer o principal dessa costa azul tão bela. Ou seja, você vai conseguir visitar Nice, Cannes, Mônaco e outras pequenas cidades à sua escolha. No meu caso, as demais opções foram Antibes - no caminho de Cannes - e Eze, indo para o Principado de Mônaco.
Antes de passar para os roteiros, vamos ao guia prático com os preços de transporte e hostel. Aquele basicão que o Diário sempre traz! Voilá:
Grenoble - Nice - Grenoble
Ida e volta de trem (TGV e TER): 63,50 euros;
Duração: 6 horas, com conexões em Valence (40 min) e Marseille (1 hora);
PS: Existem linhas TGV que vão direto de Lyon e Paris até Nice, entre outras grandes cidades da França. Pra quem vem de Portugal, Espanha ou Itália, a dica é fazer conexão nessas cidades, ou pesquisar preços de voos. O Aeroporto de Nice é o maior do litoral.
Hostel Pastoral (27 Rue Assalit - Nice)
Diária a partir de 12 euros, sem café da manhã, mas com toda a estrutura necessária: boas beliches, roupa de cama e toalha, chuveiro dentro do quarto, cozinha equipada e até uma geladeira por quarto. Bem bacana! Além disso, o hostel fica a cinco minutos a pé da Gare de Nice, e no cruzamento com a Av. Jean Médecin, o maior centro comercial (calçadão) da cidade.
Transporte entre as cidades
Há duas opções: os trens, que passam a cada meia hora praticamente, e custam em torno de 10 euros o trecho (por exemplo, de Nice até Cannes, podendo descer em Antibes e depois continuar com a mesma passagem); e os ônibus, que custam 1 EURO o mesmo trecho do trem, com viagem de 1h a 1h30 pela orla. Alguma dúvida de qual transporte eu usei? hahaha
A parada dos ônibus está um pouco zoada atualmente, devido às obras no terminal próximo a Place Masséna. Mas é só pedir indicação na recepção do hostel, ou então no Office de Tourisme, próximo à gare. As linhas 100, 200 e 400 são algumas das que fazem o trajeto de Nice até Cannes, Mônaco e arredores.
Compras e restaurantes
Velho esquema mochileiro: comer barato em fast-food pra gastar pouco, e pechinchar nos souvenirs pela cidade! Na Côte D'Azur, porém, tudo é caro, e só algumas lojinhas vendem cartões postais por menos de 1 euro (que nos dá uma ideia dos preço de tudo). A loja oficial do Palais de Festival de Cannes, por exemplo, chega ao cúmulo de cobrar 3 reais por postal, e uns 35 euros numa camiseta que não vale mais que 10 numa loja normal!
Mas procurando bem, sempre há alguma coisa pra todos os bolsos... Já McDonald's, Subway, Monoprix e afins tem de sobra nos bairros comerciais e turísticos, tanto em Nice (na Av. Jean Médecin, bem perto do hostel), quanto nas demais cidades.
Dica: o ideal é comprar comidas pré-prontas - no Monoprix ou Casino - e preparar na cozinha do hostel (tem até microondas no Pastoral). Melhor ainda se tiver companhia, dai rola um racha da janta e todos comem bem mais! hahaha
É isso ai, galera! Nos próximos posts, o roteiro resumido com várias fotos desse litoral mediterrâneo incrível, com um mar tão azul que justifica em todas as escalas o nome de Côte D'Azur! Au revoir!
"Ter um sonho todo azul...Azul da cor do mar!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário