sexta-feira, 26 de outubro de 2012

On the road: Barcelona - Parte 1

Às vésperas de cair na estrada e aproveitar o feriadão de Toussaint (todos os santos, de 27 de outubro a 4 de novembro, em toda a França), vou finalmente contar um pouco de como foi minha primeira viagem pela Europa: Barcelona.


Já comentei que escolhi minhas aulas de terça a quinta-feira, justamente para ter as segundas e sextas livres para poder viajar e aproveitar ao máximo meu tempo livre. Pois bem, logo no terceiro fim de semana, fui com minha amiga Lara e um amigo dela, Vinícius Manfrini, passar três dias na capital da Catalunya.

Nessa primeira parte do On the road, vou comentar sobre as dicas de passagens aéreas, deslocamentos até aeroportos, hostel e transporte dentro da cidade. O basicão que todo viajante - seja mochileiro ou classe A - precisa saber para cair na estrada.


Aeroporto Saint-Exupéry, em Lyon

Fizemos nossa compra de passagens e reserva de hostel uns 15 dias antes da viagem. É o mínimo de antecedência, para não pegar preços muito caros em cima da hora. Nosso voo sairia de Lyon direto para Barcelona, pela Vueling (empresa lowcoast, tipo a Webjet). Ida e volta saíram por 110 euros (dá pra pagar menos que isso, é só ficar de olho nas promoções, mas não foi muito caro). De Grenoble até Lyon, pegamos o já habitual trem TGV da SNCF, que varia de 9 a 13 euros a passagem.

Depois de muita pesquisa - créditos à Lara, que teve a paciência de procurar pra gente! - achamos um hostel muito bom, por 10 euros a diária com café da manhã! Muito barato! O detalhe é que o INOUT fica na montanha, a 20 minutos de trem da Praça Catalunya, no centro de Barcelona. Nada demais, mas um pouco longe para dar coragem de sair a noite depois de um dia de andança pela cidade (mais detalhes no próximo post).



Subida da montanha até o hostel INOUT

Restaurante do hostel


Beliche e armário com tranca

Enfim, passamos quatro noites lá. Muito bem equipado, com amplas salas, ambientes em comum, acesso a internet e wifi grátis, além de piscina e um restaurante, o hostel oferecia quartos mistos para até 10 pessoas. Ficamos num desses. Eram 5 beliches, com travesseiro e roupa de cama, mais um armário mediano para cada pessoa. Bem bacana!

Terminando esse basicão, compramos um cartão de 10 viagens para os metrôs e ônibus de Barcelona, sendo que cada viagem permitia conexões e retornos por até 75 minutos. Foi a conta para os três dias de tour pela cidade durante o dia.


Estação de trem Baixador de Vallvidrera , ao pé da montanha do hostel

Resumão prático - Barcelona 
(chegando quinta a noite, saindo segunda de manhã):

- Voando pela Vueling: Lyon-Barcelona-Lyon - 110 euros;
- Hostel INOUT: 40 euros as 4 diárias com café da manhã;
- Metrô integrado (10 viagens): 9,75 euros;


Aeroporto de Barcelona

No próximo post, vamos ao que interessa: turismo em Barcelona! Sagrada Família, Parque Guell, La Rambla, Barceloneta e muito mais! Até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário