terça-feira, 20 de novembro de 2012

Explorando a França: Lyon

Nessa postagem decidi fazer algo de diferente...Ao invés de indicar o tour por Lyon dia-a-dia, como fiz em Paris, vou listar os principais pontos turísticos que interessam ao visitante da capital do Rhône-Alpes, segunda maior cidade francesa. Bora lá?
Bellecour
Uma praça aterrada em pleno centro de Lyon. Com uma estátua de Louis XIV a cavalo - ele está por toda parte na França. E uma vista bem bonita da Vieux Lyon, com sua Basilique Fourvière.


Rodeada de edifícios antigos, e ruas bem movimentadas, a região da Bellecour merece ser percorrida com calma, principalmente para quem gosta de fazer compras. Não faltam opções, para todos os bolsos.
A rua mais badalada que corta o bairro é a Rue de la République. Tem de tudo por lá. É curioso como Lyon mescla as facilidades de uma metrópole, como Paris, e um lado provinciano, à la Grenoble. Acho que gostaria de morar lá! =)

Musée de L'Imprimerie

Visita obrigatória para todo comunicador, jornalista, publicitário, escritor ou professor que passa por Lyon, o Museu da Imprensa fica próximo a Igreja St. Nizier (veja abaixo), numa das quadras transversais da Rue de la République.

O museu não é grande - uma hora é o suficiente para ver tudo com calma - e abrange toda a história da prensa e imprensa francesas desde seu surgimento na Idade Média, passando pelas Luzes e criação dos periódicos revolucionários de 1789, até a imprensa contemporânea, com suas máquinas de escrever e computadores.

Tudo que estou aprendendo em Histoire de la Presse et du Journalisme pode ser visto no Musée de L'Imprimerie! Fiquei impressionado com o acervo, tem até Gazette de Théophraste Renaudot, criada em 1631.

Musée de Beaux Arts

Maior museu da cidade, com um acervo que vai desde antiguidades até pinturas e esculturas, o Museu de Belas Artes de Lyon dá para ser percorrido em duas horas. No máximo. O prédio é grandinho, e bem bonito com seu jardim interno rodeado de estátuas gregas. Mas para quem visita o Louvre em 3h30 consegue percorrer o MBA em duas! ;)

 Monet - La Tamise à Charing-Cross 
A entrada para o público em geral não é cara. Para estudante europeu menor de 26 anos, é gratuito, assim como o Museu da Imprensa.
Flores do Campos - Louis Janmot 

Place de Terreaux e Opéra


Com certeza a praça mais charmosa de Lyon, a Terreaux inclui tanto a fachada externa do Musée de Beaux Arts, quanto o prédio do Hôtel de Ville e a Fontaine de Bartholdi, uma imponente fonte com quatro cavalos que simbolizam os quatro maiores rios da França.

Bem próxima à Place de Terreaux se localiza a Opéra de Lyon, que só conheci por fora. O espaço recebe espetáculos de música e dança durante o ano todo, e é um dos mais efervescentes do país.

Musée de Miniatures & Cinéma

Uma boa surpresa na Vieux Lyon foi visitar o Museu de Miniaturas e Cinema. Reunindo centenas de cenários minuciosamente criados em menor escala, ao lado de peças, acessórios e objetos de vários filmes e séries de TV, o museu cobra entrada de 5 euros (no mínimo).

Mas vale muito a pena, tanto para os cinéfilos, quanto para os turistas da parte velha da cidade. Aliás, uma pílula de história: o cinema surgiu em Lyon. Os Irmãos Lumière eram de lá. O cenário do primeiro filme (um curta de uma viagem de trem) ainda está preservado, no Institut Lumière, que infelizmente não pude conhecer, pois estava fechado na segunda-feira.

Entre os destaques do Musée de Miniatures estão objetos de Arquivo X (vários ETs e bizarrices da série), figurinos de dezenas de filmes de ação e terror, e duas novidades: a miniatura da "nave voadora" de Os Três Mosqueteiros e do trem de Hugo Cabret.


Vieux Lyon

Continuando o tour pela velha Lyon, é indispensável conhecer a Igreja de St. Jean, bem próxima ao Museu de Miniaturas. Mais uma vez, é "chover no molhado" ficar elogiando a arquitetura das igrejas francesas. Por mais que todas sejam belas, nunca há uma igual a outra. E olha que a disposição básica do interior é sempre a mesma...hehe
Também vale a pena dar uma passada na St. Nizier e na St. Bonaventure, ambas no caminho entre a Bellecour e a Place de Terreaux.
 St. Bonaventure

 St. Nizier


Basilique Fourviére

Não tem como ir para Lyon e não visitar a Basilique Notre Dame de Fourvière. Mais um santuário francês, como a Sacre Coeur de Paris, a Fourvière fica na parte mais alta da Vieux Lyon, bem perto das ruínas romanas.
 
Infelizmente, o interior da basílica está sendo reformado. Uma pena, pois a arquitetura (pelas fotos) é incrível. O jeito é passar mais tempo do lado de fora! Ah, e tem uma estátua do Papa João Paulo II, memória da visita que o pontífice fez em Lyon.
O espaço engloba também outras capelas, fora o terraço com vista panorâmica da cidade, e as várias lojinhas no estilo Basílica de Aparecida.

Thêatre Roman

No auge de Roma - república e império - Lyon se chamava Lugdunum. Os vestígios dessa época milenar podem ser vistos no Thêatre Roman, duas arenas para espetáculos que ainda são usadas atualmente! Sensacional.

Logo ali fica o Musée Galo-Romain, que estava fechado no dia em que fui. A visita é gratuita, se não me engano...

Parc de la Tête D'Or

Fora do centro, do sentido do INSA (Institut National des Sciences Appliquées de Lyon) - onde fiquei hospedado na casa de um amigo de Curitiba, o Hyan - se localiza o enorme Parc de la Tête D'Or.
Tem de tudo: lago com pedalinhos, jardim botânico, zoológico, estufas, e uma área com cinemas e outros serviços. Na manhã de segunda-feira que passei por lá, logo quando abriu, o parque estava bem propício para uma caminhada.
O turismo na cidade tem uma campanha chamada "Only Lyon". Cada época o letreiro com o slogan está num local da cidade. No último ano, a placa está no Tête D'Or, um dos cartões postais da capital do Rhône-Alpes.

Bônus: Stade de Gerland (Olympique Lyonnais)
Confesso que não sou muito fã de futebol. Nem de esportes, de um modo geral. Quem me conhece sabe que sou palmeirense de quarta geração (família italiana), e que adoro acompanhar a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Mas só! hahaha

Assim, num domingo chuvoso que não dava vontade de sair de casa, acabei ganhando um convite para ver o jogo do Olympique Lyonnais (OL) contra o Bastia, no Stade de Gerland. Fui com o Hyan e mais dois amigos dele, do INSA.
O jogo foi truncado, mas o Lyon conseguiu vencer por 5x2. Detalhe: só vimos 2 gols do Lyon, e 2 gols do Bastia! Chegamos quando já estava 1x0 pro time da casa, e fomos embora faltando 5 minutos para terminar o jogo, quando o OL emplacou mais dois gols. Sacanagem!
O estádio é bem bacana, e ficamos numa parte coberta, de frente para a arquibancada principal, onde fica a torcida organizada. Tudo é diferente num jogo de futebol europeu. Os torcedores tem outra energia, outra forma de torcer, mas é legal. Lógico, brasileiro torce com mais raça, mais coração, cria músicas mais criativas... Enfim, guardei duas pérolas do jogo:

1- Qui ne saute pas n'est pas Lyonnais!! Quem não pula não é Lyonnais, na comemoração depois do gol)
2- Arbitre ordinaire!! Forma dos franceses xingarem o juíz. Nada de filho da p***, aqui o árbitro é ordinário mesmo! hahaha :P

Ça c'est Lyon! Espero que tenham gostado desse tour mais direto ao ponto! 
Pra fechar, um salve para os rios Rhône e Saône 
Não percam as próximas postagens, nesse estilo, sobre um dia em Genebra e outro em Chambéry. Até lá!

4 comentários:

  1. Adorei seu post e vai me ajudar muito já que vou passar uns 5 dias em Lyon e estava bem na duvida sobre o que fazer por lá! obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos comentários e das fotos. Espero que dê para conhecer todos os lugares, já que estarei lá no inverno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Maria! Lyon é boa em qualquer estação, aproveite!

      Excluir