sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Apresentações

Salut, ça va bien?

Meu nome é André Nunes, tenho 21 anos, e estou prestes a embarcar na maior aventura da minha vida - pessoal e profissional - até agora: cinco meses de intercâmbio, sozinho, na FrançaDepois de um ano de preparação, provas, seleções, burocracias e mais burocracias, cerca de 20 dias me separam de embarcar para Grenoble, nos alpes franceses!

Fui aprovado como bolsista no processo de mobilidade internacional da UFPR (Universidade Federal do Paraná), para cursar um semestre do meu curso - Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo - na Université Stendhal, de Grenoble.

As expectativas são muitas, assim como os receios de morar sozinho - pela primeira vez - bem longe de casa. Uma oportunidade como essa, porém, só aparece uma vez na vida, e deve ser aproveitada ao máximo, em toda sua plenitude.


Infelizmente, o governo brasileiro oferece poucas bolsas de estudo como a minha, e são escassos os casos de intercambistas internacionais, se comparados com os de outras universidades pelo mundo. 

Apenas um aluno bolsista por departamento, dentro de uma universidade federal, é algo para se valorizar muito, mas também para motivar novos investimentos. Em tempos de greve e mobilização em todo o país, isso fica mais evidente do que nunca.

Meus objetivos são muitos, mas podem ser resumidos em duas palavras: estudar e viajar. Estudar, pois sendo bolsista, devo honrar a oportunidade que a UFPR e a Stendhal me proporcionaram. Viajar, obviamente, porque passar cinco meses na Europa sem conhecer outros países e culturas seria uma insanidade!

Criei este blog para facilitar o contato - e o compartilhamento de experiências de intercambista - com meus familiares e amigos. Também manterei meu perfil no Facebook atualizado, principalmente nos álbuns de fotos.

Caso a ideia do Diário de um Jornalista Nerd dê frutos, pretendo manter o blog com atualizações sobre jornalismo, cinema e séries de TV, unindo minha profissão e hobbys em mais um espaço de críticas e opinião. Mas isso é papo pro futuro!

O nome do blog é claramente inspirado no clássico The Rum Diary - O Diário de um Jornalista Bêbado, de Hunter S. Thompson, adaptado neste ano para a telona, com Johnny Depp. Já o "nerd" vem do meu estilo de vida, não tão geek quanto The Big Bang Theory, nem tão cult quanto o cinema europeu, e sim um misto de tudo o que vemos, pensamos e vivemos atualmente em termos de cultura ocidental.

Seja bem-vindo! Bienvenue à Grenoble!

Nenhum comentário:

Postar um comentário