terça-feira, 14 de agosto de 2012

Grenoble

"Você vai pra França! Que legal! Pra qual cidade?"
"Grenoble"
"Hmm nunca ouvi falar...Onde fica?"




Desde que fui aprovado para o intercâmbio, já protagonizei diversas vezes este diálogo. E me dei conta de um fato interessante: a França é um dos países mais conhecidos do mundo, mas têm cidades pouco lembradas - com a exceção da capital, obviamente.

Faça o teste. Quantas cidades francesas, fora Paris, você lembra o nome? Lyon, Marselha, Cannes e... Viu só? Se recorda de mais alguma? Não vale procurar no Google! hahaha

Grenoble está entre estas ilustres desconhecidas. Vamos recorrer à Wikipedia para uma breve apresentação:

"Cidade universitária, Grenoble localiza-se no sopé dos Alpes e é a segunda maior metrópole, após Lyon, da região Rhône-Alpes, e foi fundada em 43 a.c. (Cularo). Tem cerca de 420 mil habitantes. Realizaram-se aqui os Jogos Olímpicos de Inverno de 1968. Terra natal do escritor Henry Beyle (Stendhal) tendo sido também morada de ilustres como Jean-Jacques Rousseau e Jean-Luc Godard".


Um dos maiores centros universitários da França com cerca de 60 mil estudantes, Grenoble conta com três grandes universidades:

- Université Joseph Fourier (UJF) - ciências, técnica, geografia, medicina e farmácia - Grenoble I;
- Université Pierre Mendès-France (UPMF) - ciências sociais e humanas - Grenoble II;
- Université Stendhal - línguas, letras, linguagem e comunicação - Grenoble III (Minha nova universidade a partir de setembro! =)

A cidade conta também com um estabelecimento de ensino superior com status de universidade, o Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG), onde estão agrupadas nove escolas de engenharia. E diversos laboratórios de pesquisa, com destaque para o CENG (Centro de Estudos Nucleares de Grenoble). Grenoble abriga também um campus da École Nationale de l'aviation civile.




A altitude média no Centreville (Centro da cidade) é de 214 m, e Grenoble é considerada a cidade mais plana de França. Dois rios a atravessam: o Isére e o Drac

Grenoble é rodeada de serras famosas por suas estações de esqui, como a Chartreuse, a Chamrousse, o Vercors e outras apelidadas de "Grenoble et sa couronne". 

A capital do Delfinado (Dauphiné, uma das antigas províncias francesas) pode ser vista do alto de seu castelo (La Bastille) e de seus fortificações, que domina a cidade a 260 m de altura. La Bastille é acessível todo o ano por seu famoso teleférico.




Além de ser cidade universitária e estação de esqui, Grenoble abriga também um dos mais famosos museus da França. Conhecido tanto por suas coleções de arte antiga, quanto pelas coleções de arte moderna e contemporânea , o Museu de Grenoble foi criado em 1798 por Louis-Joseph Jay.


Dividido em duas partes desde a inauguração do novo edifício, em 1994, o museu exibe as seguintes coleção de pinturas:

- A seção de pinturas antigas inclui obras de pintores como Jacopo Torriti, Philippe de Champaigne (a maior coleção de suas pinturas, depois do Louvre), Charles Le Brun, Francisco de Zurbarán - com a maior coleção de pinturas em França- Peter Paul Rubens, Georges de La Tour e Canaletto.

- A seção de pintura moderna (a partir do final do século 19) é uma das maiores do gênero em França, trazendo obras de mestres como Henri Matisse, Paul Gauguin, Henri Fantin-Latour e Andy Warhol. A arte contemporânea também está bem representado com obras de artistas da França, Itália e América.


As antiguidades egípcias e as antiguidades gregas e romanas são instalados em três salas no piso 1 do Museu. Este conjunto é complementado por uma extensa coleção de desenhos muito importante, com as folhas de alta qualidade. Uma torre construída em 1401, a torre da ilha (Tour de L'Isle), liga o museu por uma ponte de aço a esta coleção de desenhos.

Cidade incrível, não? Mal posso esperar para conhecê-la! =D

Um comentário: