sábado, 9 de fevereiro de 2013

Fim de Intercâmbio: E Agora, José?

"Um semestre passa voando, você vai ver..."

Os Alpes no horizonte vão deixar saudades...

Realmente passa. Ainda mais quando esse semestre tem cinco meses. Quatro de aula, mais especificamente, e um de férias...hahaha


Mas não dá pra reclamar, muito pelo contrário: nunca tive um semestre mais intenso do que esse! Tudo novo, tudo diferente. Conheci lugares incríveis, que só via em filmes e imaginava visitar em sonhos.


Semestre grenoblois em alguns números:

- Sete disciplinas, cinco professores, 168 horas de aulas; 
- Seis provas, dois trabalhos, uma apresentação oral e uma prova oral;

Viagens e passeios (imagina se não!) contabilizados:

- 11 países e/ou cidades-Estado conhecidos;
- 47 cidades visitadas, e 3 cidades de passagem;
- Dezenas de museus, palácios, memoriais, igrejas, basílicas, praças, parques, rios, lagos e pontos turísticos;
- Diversos conhecidos, roomates e amigos dos quatro cantos do mundo;
- Muito vinho em Portugal, whisky na Escócia e Guinness na Irlanda, além das várias bouteilles de Côtes du Rhône na França! =D
Veneza, cenário incrível para o grand finale da viagem!

Saudosismos à parte, vamos ao que interessa: como fica a parte burocrática no final do intercâmbio?

Felizmente, é muito mais simples do que no início. Na universidade de destino, a Stendhal, só precisei informar minha data de retorno ao Brasil, para eles fazerem meu "checkout" no sistema. Em menos de cinco minutos estava tudo certo, já que meu histórico de notas seria enviado pelo correrio mais tarde, para mim e para a UFPR.

De volta à cinzenta e chuvosa Curitiba - mesmo no verão! - tive só que enviar por email um relatório sobre a mobilidade, com as principais informações (disciplinas cursadas e etc) e uma breve avaliação da experiência. O modelo pode ser encontrado no site da ARI (Assessoria de Relações Internacionais da UFPR).
Última semana, hora de comprar os cadeaux grenobloises!

Antes de terminar esse post, uma reclamação: não tive problemas com a ARI no início do intercâmbio, muito pelo contrário, as parcelas iniciais da bolsa e dos auxílios passagem e seguro saúde chegaram em dia, e tudo foi bem explicado pelos funcionários. O problema foi o fim do ano...

Com a mudança de ano fiscal, repasse do governo federal e etc, a parcela de janeiro da bolsa atrasou. Muito. E não fomos informados. Somente depois de muita reclamação e emails enviados ao pessoal da ARI, recebemos uma explicação. A bolsa acabou entrando só no dia 15 de janeiro, um completo absurdo. Passamos metade do mês sem bolsa!

Atrasos acontecem, o problema não é esse. A questão é manter os alunos bolsistas informados do que está acontecendo, e não esperar a bomba estourar e as reclamações chegarem para explicar o que aconteceu. Francamente...

Pra completar, a situação desse mês está sendo parecida: não sei se devido ao Carnaval, mas a bolsa está prevista para entrar na segunda-feira 11 de fevereiro. E você acha que dessa vez eles avisaram do atraso? Só fiquei sabendo depois de ligar na ARI, já em casa. C'est bizarre!

Enfim, acabou-se o que era doce. O intercâmbio terminou, mas não os laços que criamos com essa grande comunidade de estudantes intercambistas, representada pelas festas e encontros Erasmus organizados por toda parte!
Tudo acabou em samba, na minha última soirée em Grenoble!


O Diário de um Jornalista Nerd vai continuar, até porque faltam várias dicas de viagens e passeios, de Mônaco à Praga, de Portugal às Highlands of Scotland... Depois disso, penso em manter o blog como espaço pessoal para postagens sazonais sobre a vida acadêmica e cultural curitibana.

A você que me acompanhou até aqui, o meu muito obrigado! 
A gente se vê por ai, à plus! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário