domingo, 22 de setembro de 2013

On the Road: Coimbra e Porto

Continuando o tour por Portugal, vamos agora para duas cidades imperdíveis: Coimbra e Porto. Para conhecer com sossego, reserve pelo menos dois dias para cada uma
No caso de Porto, dá para ficar uns cinco dias, já que a cidade é ponto estratégico no norte do país para fazer passeios diários. Não deu tempo, mas recomendo para quem for dar uma passada em Guimarães, terra do primeiro rei português, Bragança, Braga e Santiago de Compostela, na Espanha.


Coimbra
Histórica cidade universitária, Coimbra até hoje atrai milhares de estudantes de todo o mundo. Sua universidade, uma das pioneiras da Europa, é o ponto turístico principal, assim como a Sé Velha - e a nova - os prédios, igrejas e praças centenários, e o belo parque às margens do rio Mondego.





Cheguei em Coimbra de comboio (ônibus), uma das formas mais baratas de se viajar. O trajeto não passa de duas horas, vindo de Lisboa. De Coimbra, tomei um trem até Porto, também com a passagem bem acessível.



 A Sé Velha e sua "figueira centenária"

Na universidade, vale a pena conhecer a Biblioteca Joanina (que infelizmente estava fechada nas minhas duas tentativas de visita) e o Museu Acadêmico de Coimbra, com objetos, livros e móveis que contam a história de séculos da universidade. 
 Pátio da Universidade, e o rei português da época (a cara do inglês Henrique VIII)



Uma curiosidade é que os alunos usam capas pretas, que foram a inspiração para as capas de Hogwarts da série Harry Potter (lembrando que a autora, J.K.Rowling viveu alguns anos em Portugal).
 Prédio de Comunicação e Jornalismo da Universidade de Coimbra

Fiquei hospedado na residência universitária de uma amiga de Curitiba, a Stephanie, que passou um ano como intercambista de Coimbra. Com ela de "guia local", pude conhecer um pouco da noite agitada da cidade, como não pode deixar de ser numa terra de universitários! 

Do sertanejo brasileiro ao rock clássico, toca-se de tudo um pouco nas baladas coimbrenses. O destaque vai para as bebidas, muito baratas: até meia noite, um copo de cerveja e um shot de tequila (ou qualquer shot) custam um euro. Um euro! Em alguns lugares, tem shots por 50 centavos de euro! Ô terrinha boa! hahaha

Para saber tudo sobre intercâmbio para Portugal, e dicas de viagem por lá, acesse o blog da Stephanie: De volta à Madeira.

Porto
Acabei passando um dia e meio em Porto, o que foi uma pena. Deu para conhecer boa parte da cidade, mas tudo meio corrido. Numa cidade como essa, vale a pena ficar mais tempo, sem dúvidas...


Os destaques vão para a Avenida dos Aliados (acima), bastante larga, movimentada e imponente, com seus prédios e monumentos, a Sé do Porto e, a praça do Infante Dom Henrique, com o belo Palácio da Bolsa e a Igreja de São Francisco no centro histórico.



Por fim, mas não menos importante, a região da Ribeira do rio Douro, ou o cais do Porto, é umas vistas mais incríveis da cidade, com a ponte de D. Luis e um teleférico para ajudar os turistas com as ladeiras.




Dica de hospedagem: Wine Hostel (abaixo), em referência ao vinho do Porto, patrimônio da cidade e de Portugal. Um dos melhores hosteis que fiquei na Europa, com estrutura de hotel, banheiro no quarto, café da manhã e até degustação de vinho! Na área comum, tinha video-game e várias comodidades. Dá uma olhada no Facebook deles...





É isso, galera! Uma semana é pouco para Portugal, mas é o mínimo que essa terrinha tão sensacional e tão familiar para nós, brasileiros, merece para ser visitada, pelo menos em suas maiores cidades. Até a próxima, com dicas para três dias em Madri...

Nenhum comentário:

Postar um comentário