segunda-feira, 4 de março de 2013

On the Road: Milão

Na volta de Praga, passei dois dias em Milão. Foi uma daquelas voltas estratégicas pelo bom preço dos voos lowcost, já que o Aeroporto Milano Malpensa fica a umas 5h de trem de Grenoble. Mais longe que Lyon ou Genebra, mas mesmo assim vale a pena, dependendo do itinerário...

Foi minha primeira viagem para a Itália, e não me decepcionei com nada. O povo é simpático e extrovertido - apesar de dar informação errada na rua - a comida é sensacional, e bem, a Itália é a Itália. Mamma mia, que terra! Meu fascínio também está no sangue, já que sou 35% italiano...hehe
- O que sabemos de Milão: Capital da Lombardia, Milano é conhecida por ser referência na moda - caríssima, por sinal - e no futebol, terra do Milan e da Internazionale. Na parte histórica e turística, os destaques são poucos: a Catedral do Duomo, o Castelo Sforzesco e o convento de Santa Maria delle Grazie, onde está o afresco A Última Ceia, de Leonardo Da Vinci.
- Pontos imperdíveis: esses três que eu comentei, e seus arredores. Se você tirar um dia inteiro para Milão - saindo do seu hostel/hotel umas 8h-9h e voltando umas 19h-20h - dá pra conhecer tudo com calma. Lógico, se tiver tudo aberto!
O melhor é começar pela Piazza del Duomo, com a imponente Catedral - que tem entrada franca, mas cobra para quem quer fotografar. Ou seja, todos pagam, pelo menos na primeira vez...E tá cheio de guardinha chato pedindo pra ver sua "pulseira de fotógrafo", o que me irritou um pouco. Fiscalizar sim. Ficar em cima de uma mesma pessoa e encher o saco SEIS VEZES falando a mesma coisa, dai não...

Além do Duomo, que é magnífico e imponente, a Galleria Vittorio Emanuelle fica logo ao lado, outra parada obrigatória e belíssima. Pelo menos pra passar, e fotografar, já que os preços são bem salgados...


 Incrivelmente mais bela à noite
O caminho a pé entre a piazza e o Castelo Sforzesco é bem perto, cerca de 10-15 minutos. Com uns cinco museus, o castelo exibe toda a força dos antigos duques de Milão, e recebe o nome da familia Sforza, uma das mais poderosas da época. Quem acompanha a série The Borgias conhece...


Umas duas horas lá dentro é mais que suficiente para ver tudo. O acervo e as exposições temporárias são bem bacanas. O destaque é a Pietà Rondanini, a inacabada e última pietà de Michelangello Buonarroti.


Atravessando o castelo, você dá de cara com o Parque Sempione. Quando fui, estava coberto de neve, muito lindo! Mas já vi fotos de amigos que foram no verão, e também é incrível...Do outro lado do parque, há um arco do triunfo que fica show nas fotos hahaha



Outros pontos interessantes de Milão ficam próximos do Duomo também, como o Teatro Scala, a igreja San Bernardino alle Ossa (com um ossário de dar arrepios) e o Observatório da Academia de Brera, essa já a uns 20 minutos ou mais de caminhada saindo da piazza.
 Teatro Alla Scala, palco de Verdi e outros ícones da ópera italiana


 Ossário de San Bernardino, dica da minha amiga Stephany Volkof. Valeu!!

 Academia de Brera com seu Observatório
Por fim, tenho que contar minha aventura para visitar o Cenacolo Vinciano, em Santa Maria delle Grazie. Foi na manhã do segundo dia. Cheguei na estação do metrô faltando meia hora para o horário agendado de visita (é preciso reservar antes pela internet, cerca de 8 euros com visita guiada). Até ai tudo bem. O problema foi que essa região de Milão, próxima ao castelo, é cheia de ruelas e quarteirões pequenos. Me perdi demais, cada pessoa que parava me dava uma indicação diferente...

Só sei que cheguei dez minutos atrasado. Consegui passar logo pela bilheteria  e uma das guardas me colocou pra dentro. "Sorry, I get lost", me desculpei. "I'm sorry for you, you only have five minutes now", retrucou ela. Sim, meus caros: a visita só durava 15 minutos, e tinha atrasado os 10 primeiros. 
Foto da réplica, já que é proibido fotografar o original
Tive pouquíssimo tempo pra admirar a obra-prima de DaVinci na parede daquele refeitório, mas mesmo assim valeu a pena. A dica é chegar UMA HORA antes e ficar esperando lá, pra garantir! =S

- O que não fazer em Milão: Se você for no esquema mochileiro, nem se arrisque em comprar roupas por lá. Isso não te pertence! hahaha. Na questão da alimentação e das lojas de souvenirs, lá também vale a velha manha: se é perto demais dos pontos turísticos, é caro. 
Se é na Piazza del Duomo, esqueça: facada na certa. Só andar algumas quadras adiante que o preço da piazza e do spaghetti cai vertiginosamente. Das lembrancinhas também.
Fiquei num hostel digno, um pouco afastado do centro, mas bem fácil de chegar usando o metrô (que todos invariavelmente usam, nem que seja para ir até o aeroporto). Se chamava Euro Inn, com diária de 12 euros - se não me engano, eles ofereciam café da manhã por 1 ou 2 euros.
Apesar de não ter feito o tour nessa sequência - foi só no final de janeiro que me aventurei pela Itália, em uma semana - vou falar sobre Roma, Vaticano, Florença, Pisa + Verona e Veneza nos próximos posts. Mamma mia, tá cheio de dica boa que você não pode perder! Arrivederci!

7 comentários:

  1. Olá André!
    Também irei fazer um intercâmbio para Grenoble pela minha faculdade no próximo semestre! Adorei ler suas dicas e saber um pouquinho como as coisas funcionam por lá! Continue postando! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá André!

    Primeiramente eu gostaria de lhe dar parabéns pelo Blog! Você escreve muito bem a ponto de fazer o leitor se sentir imerso na sua viagem, literalmente como se estivéssemos ao seu lado. Parabéns mesmo.

    Em segundo lugar, estou indo para a Europa, mas especificamente França e Itália em junho com a minha esposa. E eu gostaria de lhe agradecer pelo roteiro que você apresentou aqui. Apesar de nós ficarmos apenas 3 dias em Paris vamos utilizar o seu roteiro de uma maneira adaptada com o nosso gosto. Pretendemos usar o seu roteiro em Milão também pois passaremos um dia lá.

    Vi também que você está pretendendo escrever sobre Roma, Vaticano, Florença, Pisa, Verona e Veneza. Exatamente os locais que também pretendemos vistar nesta viagem, por isso, venho humildemente pedir para que você continue com os seus posts, pois achei de extrema valia as suas dicas e opiniões e eu espero humildemente contar com elas para a nossa viagem, porque não há nada melhor do que dicas de alguém que já conhece esses lugares.

    Mais uma vez parabéns pelo blog e muito obrigado pelo material.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anderson. Eu que agradeço pela leitura!
      Então, essa semana pretendo publicar as dicas para Roma e Vaticano. O restante da Itália deve vir em seguida...Fiquei um tempo sem atualizar o blog, pela correria do trabalho e da facul, mas tendo leitor é sempre um estímulo a mais para escrever! hahaha

      Continue de olho no Diário...

      Excluir
    2. Entendo perfeitamente a falta de tempo André.
      Até porque os compromissos da vida real não podem esperar a vida virtual.

      Torço apenas que minha esposa e eu consigamos ler todos os seus posts até a nossa viagem, pois pode ter certeza que as suas dicas serão totalmente utilizadas.

      Como mencionei anteriormente, seus posts são ótimos porque você realmente está disposto a dar dicas reais sobre como aproveitar melhor o tempo do seu leitor visitando o que realmente merece ser visitado e tentar diminuir ao máximo as dificuldades que você passou nos lugares que você visitou.

      Passaremos 4 dias na Itália e pretendemos sim seguir o cronograma de viagem que lhe informei, sendo que a nossa base será em Verona e alugaremos um carro para visitar as demais cidades, a não ser que você tenha alguma dica melhor, hehehehe.


      Grande abraço.

      Excluir
    3. Anderson, me passe seu email, que te envio um roteiro bacana pra 4 dias. Acho mais fácil! haha

      Mas já adiantando, Verona eu passei no caminho para Veneza, bem rapidamente...Só deu pra conhecer a Casa da Julieta, que é o ponto principal. Acho que Florença talvez fosse melhor para vocês se hospedarem, dai dava pra passar um dia lá, um dia em Pisa e um em Verona. Até Pádua, que não fui, vocês poderiam conhecer! Pra Roma e Veneza fica mais complicado, porque precisa de mais tempo (e elas são mais distantes).

      Excluir
    4. Oi André!

      Desculpe não ter respondido antes. Passei por umas infelicidades pessoais nesse período do seu último comentário pra cá que não vem ao caso.

      Vamos ficar em Verona porque haverá um congresso que a minha esposa apresentará o trabalho dela.

      Vamos alugar um carro para rodar por lá. Você sabe me dizer se posso dirigir normal lá? Li a respeito e parece que posso por 90 dias como turista, a partir dai precisaria da carteira internacional.

      Meu email é amenuness@yahoo.com.br . Fica a vontade para mandar o seu roteiro adaptado, hehehehe.

      Agora deixa eu ir porque vou ler a sua ida a Roma e o Vaticano!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir